sábado, dezembro 31, 2005

SOPHIA NO JARDIM

sexta-feira, dezembro 30, 2005

JOANA X RESOLUCOES DE ANO NOVO

Pois e, amigos leitores, estamos na Era do Aquario. A humanidade,e moi memme, encontramo-nos a beira do abismo e temos que dar um grande passo em frente.
Cheguei a conclusao que o racionalismo, o cartesianismo, o positivismo e outors ismos da mesma natureza nao levam ninguem a lado nenhum e que a minha Weltanschauung tem mesmo que levar uma volta de 360...perdao, 180 graus. A partir do proximo ano as linhas mestras da minha vida vao ser decalcadas da revista X do Publico. Em caso de duvida ou indecisao vou recorrer ao servico de SMS da astrologa/tarologa Maya.
A primeira resolucao de ano novo ocorreu-me enquanto via uma reposicao do Sai de Baixo no GNT, o cha de cueca da Neide Aparecida pareceu-me uma ideia muito bem esgalhada e decidi procurar simpatias e amarracoes que incluissem roupa interior. Encontrei esta:
.

CORES: Vestir de branco é o que todo mundo faz. Se você acredita na força das cores na noite da virada, amarre na calcinha ou na cueca, fitas de cores distintas. Rosa para o amor, vermelho para paixão, verde para esperança, azul para tranqüilidade, branco para paz, amarelo para dinheiro. O número é ilimitado. Pode pendurar quantas quiser. À meia-noite, faça seus pedidos.



Vou entrar em 2006 assim, com fitas azuis e verdes penduradas no sutia para ver se finalmente tenho paz e sossego. Fico com um certo ar de busto da Republica ou de retrosaria na Rua de Cedofeita...mas nao esta mal, normalmente tenho pior aspecto!
O meu marido que esta a espera de ser aumentado em Marco,vai comprar umas ceroilas amarelas-nao e la muito sexy, mas tem estado um frio do caracas.

quinta-feira, dezembro 29, 2005


Artificial Upgraded Replicant Engineered for Logical Infiltration and Assassination

For we know in part, and we prophesy in part.


But when that which is perfect is come, then that which is in part shall be done away.


When I was a child, I spoke as a child, I understood as a child, I thought as a child: but when I became a man, I put away childish things.


For now we see through a glass, darkly; but then face to face: now I know in part; but then shall I know even as also I am known.

Cor I:13:9-12

sexta-feira, dezembro 16, 2005

A MELHOR PIADA DA CONFERENCIA DE DINAMICA DE FLUIDOS

.
P:Como e que se distingue um matematico extrovertido de um matematico introvertido na festa de encerramento da conferencia?
R: O matematico introvertido e o que esta a olhar para os seus sapatos, o matematico extrovertido e o que esta a olhar para os sapatos das outras pessoas
.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

RECEBI ESTE MAIL ONTEM, LEIAM-NO POR FAVOR

Caros amigos,
gostava de pedir a vossa colaboração efectuando os donativos que vos forem possíveis para efectuar a Cremação do corpo de uma ex: colega de trabalho que faleceu na madrugada da passada 3ª feira, dia 06. O nome dela era Viviane Lima e faleceu vitima de acidente de mota com o namorado (a notícia saíu no jornal desse mesmo dia 06). Ela trabalhou na mesma empresa há algum tempo e era muito amiga de algumas pessoas que ainda hoje trabalham comigo. Eu conhecia-a também. O que acontece é que ela era brasileira e estava cá sozinha, sem família alguma. Somos nós, conhecidos e amigos, que estamos a tratar do funeral porque a família é humilde e nem dinheiro tem para a passagem de avião. Acontece que para efectuar a trasladação do corpo são precisos pelo menos 15 mil euros e é-nos impossível angariar tamanha quantia!!! A solução possível é fazer a Cremação e enviar o "corpo" para a família no Brasil, ou seja, enviar as cinzas por correio...mas só será possível com muita ajuda porque mesmo sendo mais barato fica cerca de 2 mil euros! Todos nós já contribuímos e temos efectuado o peditório um pouco por todo o lado. Amanhã, 2ª feira, o corpo já vai ser transferido para a funerária mas só pode ser efectuada a cremação quando se reunir todo o dinheiro necessário. Como o tempo escasseia e ela corre risco de ser enterrada como indigente, gostava de pedir a vossa colaboração para que se trate logo deste processo, pois têm sido dias penosas para todos. Há uma advogada encarregue do caso dela, que tem procuração da família para tratar de tudo aqui e tomou a iniciativa de abrir uma conta bancária para angariar fundos para a Cremação. O que vos peço é que contribuam, nem que seja com 5 euros (isso para qualquer um de nós não faz certamente diferença e se todos contribuirem, faz um bom dinheiro para ajudar), e que divulguem entre os vossos amigos e colegas de trabalho, para poderem ajudar-nos... A Viviane tinha feito 25 anos 2 dias antes de morrer e queremos ajudar para que tenha um funeral digno e para que se possa enviar as suas cinzas à família. É um pedido urgente! Precisamos do dinheiro o mais rápido possível! Sejam solidários, por favor, e ajudem com o que puderem...qualquer pequena ajuda é benvinda!
A conta está no nome da advogada: Cristina E. Correia, é no Banco Santander e tem o número: 0246.00200032182
Agradeço desde já a vossa ajuda que, por muito pequena que seja, para nós é uma ajuda enorme! Divulguem por favor e contribuam!
Qualquer dúvida, entrem em contacto comigo!
Muito obrigado a todos!!!

Mónica Silva ...e demais amigos da Viviane!

.
PS: Conheco a Monica ha quinze anos e posso garantir que tudo isto e verdade, nao e mais um dos esquemas que circulam na Internet
.
Joana

domingo, dezembro 11, 2005


Ate dia 16 vou estar em Cambridge, a prestar provas para a equipa de remo e a assistir a uma conferencia de dinamica de fluidos. Se alguem argumentar que a dinamica de fluidos nao interessa nem ao menino Jesus, eu tenho que concordar-o menino Jesus e mais teologia e carpintaria.
Inte!

ESTE BLOG NAO VALE UM TOSTAO FURADO

sábado, dezembro 10, 2005

POEMA ROUBADO NA RUA DA JUDIARIA.


Outrora, entre nós estava o Atlântico,
Mas eu sentia a tua mão na minha;
Agora sinto a tua mão na minha,
Mas entre nós está o Atlântico.

Israel Zangwill


Eu sei que roubar e muito feio, mas nao consegui resistir a um poema tao simples e tao bonito...

IS THERE ANYBODY OUT THERE?

Mesmo que estejas a passar aqui so por acaso,por favor deixa um comentario.
.
.
.
.
.
.
Even if you're here by chance , please leave a comment.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

DO HUMANS DREAM OF NINTENDOGS?

Na novela Do Androids Dream of Electric Sheep? Philip K. Dick descreve um 1992 distopico em que ter um animal de estimacao e um previlegio das classes endinheiradas, as pessoas vulgares tem que se contentar com um simulacro electronico. Lembrei-me imediatamente deste livro quando vi o Nintendogs a venda num grande supermercado:
.
Product Description
Put a puppy inside your Nintendo DS! In this game choose from Labrador Retriever, Miniature Schnauzer, Toy Poodle, Corgi, Miniature Pinscher or Shiba! Nintendogs lets you pick a puppy from a variety of breeds available at the beginning of the game. As you start spending time with your pup you can throw flying discs and balls to improve the pup's agility. You can bathe it when it gets dirty and use your own personal voice commands to train the dog to do tricks. If you train it well enough, your dog will excel in obedience and agility trials and disc competitions, which will earn money that you can use to buy other supplies and puppy breeds. When you earn enough cash, you can buy even more puppies to live with the original pup. Players can socialize their pups by walking them around the town, where they will meet neighborhoods dogs, and maybe even find new toys. Trips to the park and gym offer valuable training time to prepare for agility trials and disc competitions. Over time, the pup's stamina will increase so players can explore rather and farther. Players can interact wirelessly with their friends' Nintendogs - they can set their DS to bark whenever another puppy is within wireless range.

.
O Nintendogs esta a ser um sucesso de vendas em Londres, onde a maioria das pessoas nao pode ter um um bicho maior que um hamster. Uma parte substancial das casas e apartamentos e alugada por intermedio de agencias que, seguindo as regras da boa gestao, procuram sempre maximizar os lucros e minimizar as despesas e de ano para ano o preco dos alugueres aumenta, o espaco disponivel e mais exiguo e surjem clausulas cada vez mais restrictivas nos contractos de arrendamento. Neste momento e praticamente impossivel um inquilino fumar, ter um animal de estimacao ou pregar um prego numa parede - no centro de Londres, ter uma sala com quadros ou um caozinho a dormir a sesta ao pe do aquecedor tornou-se um sinal de riqueza e status.
Vejo na existencia de jogos como o Nintendogs um pressagio sombrio: no futuro nao so nos vao tirar uma serie de pequenas coisas que amamos - os jardins, as pombas ,o tempo para ler o jornal, o pao com crosta, as bandas filarmonicas, os estalinhos de carnaval-como ainda vao retirar dividendos da nossa perda e da nossa saudade .

quarta-feira, dezembro 07, 2005

JOANA X REYNOLDS


Osborne Reynolds (23 August 1842–21 February 1912) was an Irish fluid dynamics engineer. He was born in Belfast, United Kingdom and died in Watchet in Somerset, England. He graduated from Cambridge University in 1867 after studying mathematics. In 1868 he became a professor of engineering at Owens College in Manchester (a predecessor of the Victoria University of Manchester, merged with the UMIST in 2004 to become the University of Manchester), and was only the second to hold this role in England. He retired in 1905.

Reynolds famously studied the conditions in which the flow of fluid in pipes transitioned from laminar to turbulent. From these experiments came the dimensionless Reynolds number for dynamic similarity—the ratio of inertial forces to viscous forces. In 1877 he was elected a fellow of the Royal Society, and in 1888 he won the Royal Medal.

Reynolds also proposed what is now known as Reynolds-averaging of turbulent flows, where quantities such as velocity are expressed as the sum of mean and fluctuating components. Such averaging allows for 'bulk' description of turbulent flow, for example using the Reynolds-averaged Navier-Stokes equations.

Reynold's contributions to fluid mechanics were not lost on ship designers ("naval architects"). The ability to make a small scale model of a ship, and extract useful predictive data with respect to a full size ship, depends directly on the experimentalist applying Reynold's turbulence principles to friction drag computations, along with a proper application of William Froude's theories of gravity wave energy and propagation.

Fonte: Wikipedia

segunda-feira, dezembro 05, 2005

ALIADOS


"... une telle haine du végétal,qu'il arrache tous les arbres. "
Charles Baudelaire


Fotografia:F.F.

domingo, dezembro 04, 2005

AVISO AOS LEITORES


Acabei de descobrir que os meus pais e o meu irmao leem o Aurelia regularmente - o que quer dizer que daqui para a frente nao vai haver mais fotografias atrevidas de senhoras nuas com tres mamilos, ou imagens de mim e do senhor meu esposo com as cabecas enroladas numa camisa de noite.
Em compensacao, e a pedido de alguns membros da minha familia, vou comecar a divulgar fotografias de fracturas expostas.
Bem hajam!
.
Fotografia: Still Life with Mirror , Joel-Peter Witkin

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS POIS E DELAS A SOCIEDADE SEM CLASSES


Tenho que concordar com Jose Pacheco Pereira, dedicar um selo ao tema "Cunhal e as criancinhas" e uma ideia triste. Como bom comunista de linha dura que era, talvez tenha comido uma criancinha ou outra ao pequeno almoco, mas fora isso, o seu interesse nas ditas devia ser minimo.
Este selo vem na linha ideologico-teologica de uma entrevista que vi ha uns anos na televisao,uma entrevista tao exemplar que ate parece inventada. Um dos reporteres macarico que a RTP manda todos os anos para a Festa do Avante entrevistava uma barreirrense septuagenaria que ajudava a montar umas barracas:
-A senhora vem ca todos os anos?
-Venho sim. Todos os anos vou a Fatima e a Festa do Avante, porque a Nossa Senhora toma conta dos trabalhadores no ceu e o Partido Comunista toma conta dos trabalhadores na terra.
.

.
Willie and three other brats
Ate up all the Rough-On-Rats;
Papa said, when Mama cried,
"Don't worry, dear, they'll die outside."
.
.
Imagem: X is for Xerxes, Edward Gorey

sábado, dezembro 03, 2005

POSTSECRET


Eu tenho a impressao que ja li este segredo num conto de Tchekhov chamado "A brincadeira".

sexta-feira, dezembro 02, 2005

THE ARAN BOAT SONG


Para as minhas amigas B. e E.,
Um dia haveremos de nos encontrar nas ilhas Aran, onde quer que elas fiquem...


.
The Aran Boat Song,tradicional irlandesa interpretada por Joanna Mell
Fotografia: Fabio Martino

NAO JOANA, ELE NAO EXISTE !

Este post no A Menina Inclinada fez-me lembrar o dia em que o meu irmao de cinco anos decidiu que ja era altura de eu saber a verdade sobre o Pai Natal.
Os meus pais tinham-me encarregue de ajudar o meu irmao a escrever a carta ao Pai Natal. A lista de pedidos ia ja a meio quando a consciencia do meu irmao se manifestou e ele descobriu que era incapaz de continuar a tirar partido da ingenuidade de uma rapariga toto, mesmo sendo sete anos mais velha e um bom palmo mais alta do que ele.
-Olha Ju, o Pai Natal nao existe. Mas diz aos papas que sim, que eles assim dao-te mais prendas.
Eu nao leio pensamentos, mas sou capaz de jurar que nesse momento o meu irmao estava a pedir a quem quer que fosse responsavel por essas coisas que o fizesse chegar a provecta idade dos doze anos menos tardinho que a mana. Ser o unico rapaz da familia da muito trabalho, tem que se explicar tudo as raparigas. As raparigas sao um bocado inuteis, excepto quando lem as legendas dos desenhos animados...e quando fazem de conta que se esqueceram da luz da casa de banho acesa para os irmaos nao terem medo do escuro...

Concordo com a B., os blogs deviam vir todos com caixas de comentarios e, se possivel, um pequeno forum acoplado. Gostava de dizer ao autor deste blog que ha doze ou treze anos teria gostado muito de saber que nao era a unica pessoa em Portugal a ler Santo Agostinho e a ouvir Clash ... se calhar a minha adolescencia teria sido um bocadito menos tramada se soubesse que nao era a unica ... e dai, se calhar talvez nao...nao sei.
Tambem gostava de lhe dizer que o link "Kierkegaard" nao esta operacional.

QUERIDA PERLA

Liebe Perla
Director: Shahar Rozen
The fascinating story of the special friendship forged between two women: Perla Ovitz, the last remnant of a family of dwarfs that survived Dr. Mengele’s cruel experiments in Auschwitz, and researcher Hannelore Witkovsky a German Protestant born after the war. Filmed in both Germany and Israel, we accompany Hannelore on her quest to find a lost film, made by Dr. Mengele, featuring Perla and her siblings.
Best Documentary in the Tursak Festival, Istanbul, 2000 The Magnolia prize for best Documentary in Humanities, Festival Shanghai 2000 The ‘Masua’ Award for best Documentry dealing with the Holocaust

Fonte: Cinephil

Os sete irmaos Ovitz, Perla e a primeira a contar da esquerda.

quinta-feira, dezembro 01, 2005


Fotografia: William Gedney