quinta-feira, novembro 17, 2005

BEATO ARTAUD

Este mes no Leitura Partilhada estamos a ler Antonin Artaud e o blog esta cheio de fotografias do escritor de olhos em alvo ou em poses de bel tenebroso. O culto de personalidade que esta a ser construido em torno do veneravel beato A.A. deixa-me levemente irritada e eu pergunto-me ate que ponto ele seria lido com a mesma benevolencia caso fosse feio e careca como Henry Miller ou tivesse um bigodinho ridiculo como George Orwell. Muita da longevidade de Artaud deve-se ao facto de ter sido um homem tao belo, uma especie de Jim Morrison para um publico que escreve em moleskines em vez de no vulgar caderno Ambar.
Nao pretendo de forma alguma diminuir o papel de Artaud enquanto um dos mais importantes reformadores do teatro moderno e reconheco que era um escritor de inegavel talento, mas nao creio que fosse um genio ou um iluminado. Independentemente do que foi ou deixou de ser, merece ser lido e julgado pelo que escreveu e nao ser transformado numa especie de pin-up literaria ou na pagelinha do escritor martir.

1 Comments:

At 11:58 da manhã, Blogger ana said...

Concordo quanto à sobrevalorização de Artaud. O teu post despertou-me (mais) uma reflexão sobre a temática da beleza: quando um homem é belo, os seus pensamentos são ainda mais valorizados. Tratando-se de uma mulher bela, passa-se exactamente o contrário. Do mesmo modo, há homens feios adorados pela sua inteligência. Uma mulher inteligente e feia nunca passará de um estafermo intelectual. Enfim...

 

Enviar um comentário

<< Home