segunda-feira, outubro 24, 2005

JOANA X NHS

Mais uma consulta, mais um diagnostico.
Primeiro o meu medico pos a hipotese de eu estar a sofrer de anemia, nao estava.
Depois diagnosticou-me uma possivel doenca hepatica. Fui para casa a pensar que era um diagnostico que poderia ter sido feito por qualquer velhota portuguesa na sala de espera de um posto da caixa- a teoria hepatocentrica, o principio que a fonte de todos os males e maleitas e o figado, e a grande contribuicao nunca reconhecida de Portugal para a medicina mundial. Mas nao, tambem nao era isso.
Hoje o Dr Daniels diagnosticou-me SAD (Seasonal Affective Disorder), o que basicamente significa que estou a murchar por falta de luz do sol. As minhas doencas sempre foram prosaicas e sensatas, e a primeira vez que sofro de um mal romantico que se cura viajando para os paises do sul onde crescem laranjeiras. Sinto-me a heroina de um livro de Henry James.
Gosto muito do Dr Daniels, e um bom medico. Tem as maos atadas pelo logica tatcheriana do NHS mas continua a tentar fazer o melhor que pode. Neste momento esse melhor e ouvir-me pacientemente, fazer diagnosticos imaginativos e mandar-me tomar vitamina C...
Antes de me ir embora pergunta-me com aquele jeito timido e doce que alguns ingleses tem, se o Damasio do meu livro e o mesmo do "O Erro de Descartes".Diz-me ainda,como se me contasse um segredo, que sabe que Antonio Damasio e portugues como eu e escreveu um grande livro.
God Bless him!

7 Comments:

At 10:16 da tarde, Blogger Elsita said...

Vou comprar uma lâmpada amarela de 200 watts, um poster panorâmico com uma paisagem tropical e mando-te, que achas?

 
At 10:26 da tarde, Blogger Joana said...

Acho bem, claro que acho
:-)

 
At 11:38 da tarde, Blogger Leonor said...

((((((((((((((Joana))))))))))))
Murcha por falta de sol... gostei da expressão e as melhoras rápidas. Já tinha ouvido falar disso mas até agora não tinha conhecido ninguém que padecesse desse mal. Beijocas

 
At 12:10 da manhã, Blogger Joana said...

podes sempre mandar-me umas fotografias do Brasil e S. Tome
:-)

 
At 9:43 da manhã, Blogger Leonor said...

Já lá tenho mais uma no blogue... mas claro que sim :)))

 
At 10:47 da manhã, Blogger belém said...

Joaninha! Eu sempre achei que tinhas perfil para diva literária, e algum romantismo fica sempre bem. Olha, à falta de sol de Londres, se conseguires que te emprestem uma lareira... Costuma fazer maravilhas, também. E combina com a onda de romantismo, de certa forma... Enfim, se não houver melhores ofertas, empresto-te a minha. Gato incluído, se te aprouver. :)

 
At 11:50 da manhã, Blogger Patrícia said...

Joaninha....falta-te o sol ....se a lâmpada da Elsita não resultar, vem ter comigo que finalmente o dia ultrapassou a noite e o sol já vem espreitar!!!!

Beijocas grandes!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home