sábado, novembro 26, 2005

Os dias sao agora muito frios.
Espero que a Josefina e o Ginger Snap, os nossos gatos adoptivos, tenham encontrado um sitio quente e confortavel para dormir. Da janela da cozinha vejo os melros debicarem os ultimos frutos e bagas do Outono. Lembro-me do principio do Verao, quando faziamos piqueniques no parque e as cerejas eram bonitas: vermelhas e brilhantes no fundo verde escuro das folhas. A Yukun ficava sempre melancolica quando passeavamos na alameda das cerejeiras, lembrava-se da mae e dos jardins de Tokyo.
Os dias sao agora muito frios.
Numa das saidas do tunel de South Kensington esta um velho a vender a Big Issue Magazine, a revista dos sem abrigo. Sempre que passo por ele, a caminho do Imperial College, deseja-me um "Good morning, love! " e sorri, as vezes aceita que lhe compre um cha. No dia dos meus anos ofereceu-me a Big Issue de Marco com um galante "It's a present love, happy birthday!", nunca soube como e que adivinhou.
Esta muito frio e eu sinto o coracao apertado sempre que me lembro que uma destas manhas posso encontrar a saida do tunel de South Kensington vazia, que do velho so vai restar o cartao onde escreveu:
"Buy The Big Issue to Help the Homeless
God Bless!"
Sou por natureza ceptica e ha poucas coisas relativamente as quais tenho certezas absolutas, mas uma delas e que tem que haver algo de profunda e intrinsecamente errado no sistema capitalista, o sistema que permite que na mesma cidade um executivo gaste 26.000 libras a regar os convidados de uma festa com champanhe frances e um velho dependa dos 70 pence que recebe pela venda de cada exemplar de uma revista para sobreviver.

4 Comments:

At 11:02 da manhã, Blogger fernando said...

virei visitar-te mais
:)

 
At 11:24 da manhã, Blogger belém said...

Muito bonito este teu texto, Joana, muito mesmo...

 
At 6:45 da tarde, Blogger Dom Pexote said...

Não não, Joana, estás enganada...
O sistema capitalista é que permite ao velho sobreviver, toda a gente sabe. Dá-lhe emprego.

Sabes, o meu pai gosta de dizer que está à espera que o capitalismo impluda...
Pessoalmente acho que está a demorar demais. :P

 
At 2:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que dizes vai ser discutido no Porto, no próximo fim de semana, num programa que tem por título: EM NOVEMBRO É DE ABRIL E MAIO QUE ME LEMBRO.

 

Enviar um comentário

<< Home