quinta-feira, março 02, 2006

UM FILME A QUINTA FEIRA I
PINOQUIO,1940

O primeiro filme que alguma vez me lembro de ter visto num cinema, e talvez ate tenha sido mesmo o primeiro filme que vi num cinema, foi o Pinoquio. Era tao pequena que a minha mae levou uma almofada de encher para me sentar-eu sei que o termo correcto e almofada insuflavel, mas estaria a trair-me a mim propria se usasse aqui "insuflavel" em vez de "de encher".
Conta a minha mae que passei o filme todo a tagarelar e a guinchar de excitacao, e que so a benevolencia ou a ausencia de espectadores na sala terao impedido que fossemos expulsas antes do fim da sessao. Consta que gritei "Ah, nao se deita cafe no peixinho!" na famosa cena em que Pinoquio derrama tinta no aquario de Cleo, e que me escondi debaixo da cadeira quando vi a baleia de boca escancarada preparando-se para engolir o barquinho de Gepeto.
Recordo-me da emocao avassaladora que senti nessa primeira ida ao cinema, creio que algo semelhante ao que terao sentido os primeiros espectadores que viram o comboio dos irmaos Lumiere avancar sobre eles a grande velocidade. Com 2 ou 3 anos apenas conhecia a televisao a preto e branco da minha avo e tinha medo do escuro, ver um filme a cores num ecra gigantesco depois de ter estado mergulhada na escuridao deve ter sido uma das minhas primeiras epifanias, descobri que havia algo muito maior e mais belo do que a vida de todos os dias.
Mesmo que o sentimento tenha sido desbotado pelos anos, ainda hoje o cinema e para mim algo de vagamente numinoso-o meu coracao bate sempre um bocadinho mais depressa quando se apagam as luzes.
.
PS: Este post ja foi publicado no Aurelia, mas como decidi aderir a iniciativa das quintas feiras, volto a republica-lo.

4 Comments:

At 5:05 da tarde, Blogger fernando said...

clap clap clap
:)

 
At 1:20 da manhã, Blogger Gabriel said...

É uma boa ideia. Penso em aderir também. E não me esqueci nao das cenas que ficaram na memoria. Mas tenho tempo.
Beijos
ps: pode colocar o texto do desafio sim.

 
At 12:25 da tarde, Blogger Ricardo António Alves said...

Bela evocação. O filme é fantástico; infelizmente nunca o vi no cinema. A minha recordação mais profunda duma longa-metragem Disney no cinema será, provavelmente, «Os Aristogatos».

 
At 1:25 da tarde, Blogger Keila Vieira said...

Minha primeira ida ao cinema foi com o Branca de Neve. O que me provocou a primeira lembrança de um sentimento de tristeza profunda. Foi um choque ver a imagem da maça envenenada e ela sendo guardada na tumba de cristal.

 

Enviar um comentário

<< Home