sexta-feira, setembro 08, 2006

ANALISE COMBINATORIA

Finalmente vieram instalar campainhas ca no predio, o que seria motivo de regozijo nao fossem os instaladores serem quem sao. Passo a explicar: a equipa encarregue da instalacao e constituida por tres individuos-um anglofono, um nao anglofono e um bilingue que normalmente nao esta presente in loco, o que implica que na pratica temos duas pessoas a trabalhar cada uma para seu lado.
Tanto quanto sei, todas as campinhas e todos os intercomunicadores funcionam perfeitamente-o problema e que nao correspondem dois a dois como seria de esperar. A campainha do numero 84, a minha casa, activa o intercomunicador do numero 86; as campainha do 86 e do 88 activam o meu intercomunicador; a do 88... a bem da vossa sanidade mental e da minha vou parar a descricao por aqui.
" E qual e o problema, oh sotora?"-perguntais vos que viveis na doce ignorancia da disciplina da analise combinatoria e que julgais que Leibniz e uma marca de chocolate suissa. O problema e que o numero de possiveis correspondencias absurdas entre campainhas e intercomunicadores, incluindo varias campainhas a tocar no mesmo sitio, e 6*6*6*6*6*6-1, o que para leigos e igual a 46.655. Hoje de manha o duo dinamico tera experimentado umas 5 ou 6, e a continuar a este ritmo vamos estar aqui anos e anos e anos a ouvi-los testar campainhas de 5 em 5 minutos - eu nem vou fazer uma estimativa do numero de dias* que o processo vai demorar porque nao quero voltar ao Prozac.
Receio bem que a primeira palavra que a minha criancinha vai dizer seja "triiiiiim".
.
*3888

7 Comments:

At 2:46 da tarde, Blogger AxiomShell said...

O sotora, nao querendo ser um Phthirus Blogis, mas a ligacao da campainha 86 ao intercomunicador de sescelencia nao e' igual a ligacao do intercomunicador de sescelencia a campainha 86? Caso a senilidade nao me tenha apanhado distraido esse numero deveria ser metade. E se o bilingue aparece, 3 marmanjos 'a cabecada com isso ao ritmo de 1 campainha por minuto dao cabo disso em 5 dias e meio. ;-)

Hmmmmm .... Leibniz ....

 
At 2:56 da tarde, Blogger Joana said...

A coisa e mais complexa do que parece porque ha varias campainhas a tocar na mesma casa e intercomunicadores que nao estao ligados a lado nenhum. A ideia logica seria um fio por buraco no painel exterior-mas nem isso.Aparentemente estao a experimentar ao acaso...sei la...ja estou com a cabeca em agua.
Podes ver isto como as possiveis combinacoes com repeticao de {84,86,88,90,92,94} menos a identidade. Neste momento ja estou tao tonta que e bem provavel que esteja a dizer asneira

 
At 3:01 da tarde, Blogger Joana said...

Queres vir jantar ao Beirut Express amanha, axiom?

 
At 3:03 da tarde, Blogger AxiomShell said...

Se nao for mais complexo, eles arranjam sempre forma de complicar.
So se torna preocupante quando tiveres que abrir a torneira da agua fria na cozinha para poder ver televisao.

Mi gusta. Dou-te um toque amanha.

 
At 3:09 da tarde, Blogger Joana said...

Ok, amanha dou-te um toque.
:-)

 
At 3:42 da tarde, Blogger Joana said...

onde eu disse combinacoes devia ter dito arranjos...shame on me

 
At 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sei porquê, mas de repente veio-me à cabeça a historia dos 'macacos com máquinas de escrever'

 

Enviar um comentário

<< Home